Wednesday, June 27, 2012

Drops: Afetações Astrais

    Sabe aquela paixão toda que não dá em nada? Sabe aquele Platonismo todo que se tornou Aristotélico? Aquela velha amizade colorida que nunca desabrochou? Ou mais, quem aqui nunca sofreu por um quase amor verdadeiro? Dando sequência ao último Drops posted here, falarei hoje daqueles velhos relacionamentos que tem tudo para dar certo, mas que sempre em algum momento súbito de morbidez, forja-se uma realidade que não permite atravessar sequer uma gota de lucidez. 




Bem, como já foi comentado aqui, recentemente, sobre os aspectos e ângulos concernentes à análise de uma Carta Natal, posso dizer com todas as letras que, por trás destes acontecimentos arrebatadores que não trazem audiência aos seus corações, está a QUADRATURA. A quadratura representa um espaço de 90 graus entre um planeta e outro. E é este espaço de contratempo que faz com que certos dissabores aconteçam. As histórias são sempre a mesma: aluno e professor, pobre com rico, gay com hétero, feio com bonito, jovem com mais velho etc. São sempre relacionamentos que colocam a pessoa à prova dos padrões sociais que geram preconceitos, dúvidas, medos e as pessoas nunca se resolvem. Sempre fica um clima de resgate, de volta, de que um dia vai acontecer e nunca acontece. Isto ocorre porque a quadratura sempre provoca aquela sensação de que algo é incontrolável o que pode frustrar ou deprimir.

A quadratura
Aqui vai a dica. Sempre a quadratura representa uma forma de aprendizagem, seja ela madrasta ou mãe. O que vai pender se o relacionamento vai da certo ou não – que pode dar certo sim –, não é uma questão de espaço ou destino astral, mas como a pessoa e seus pré-conceitos sociais vão encarar tal fato. A quadratura gera isso, mas você vai levá-la em consideração nesta "grande história de amor"? Será que o revolucionário Urano vai dar uma mãozinha nesta história? Bem, ninguém nunca sabe e é melhor que todos estejam atentos a este aspecto numa Sinastria (mapa de relacionamentos). Entretanto, é fácil achar a quadratura é só ver se a pessoa com que se relaciona nasceu três meses antes ou depois de você, ou, para os mais experientes, procure saber se o ascendente, a lua, a Vênus e o marte estão a três signos antes ou depois do seu ascendente, lua, Vênus ou marte.  Ex: Escorpião é em novembro, três meses depois é aquário, três meses antes é leão. Embaixo segue uma lista para vocês se ligarem da próxima vez, rs!



Áries faz quadratura com Câncer ou Capricórnio*
Touro faz quadratura com Leão ou Aquário*
Gêmeos faz quadratura com Virgem ou Peixes*
Câncer faz quadratura com Libra* ou Áries
Leão faz quadratura com Touro ou Escorpião*
Virgem faz quadratura com Sagitário* ou Gêmeos
Libra faz quadratura com Capricórnio* ou Câncer
Escorpião faz quadratura com Aquário* ou Touro
Sagitário com Virgem* ou Peixes
Capricórnio com Libra* ou Áries
Aquário com Touro ou Escorpião*
Peixes com Gêmeos* ou Sagitário

*Os que estão com asterisco são aqueles com probabilidade de menos ocorrer. Rola muito atrito, muita confusão.
PS: Essa lista também é válida para amizades ou relacionamentos profissionais, fiquem atentos!

Monday, June 25, 2012

AGRADECIMENTOS

          Então gente, hoje estou comemorando um mês de abertura do blog e já atingimos uma média de quase 400 acessos em nosso blog. É com grande alegria que agradeço a todos vocês. Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Argentina, Suíça, França, Reino Unido, Portugal Muito Obrigado, Thank you, Danke Schon, Go raibh maith agat, Merci, Muchas Gracias!!!


          Sim, nos completamos um mês de vida e vocês é que ganham presente, o blog agora possui a função de tradutor, é so clicar na bandeirinha do idioma desejado no canto superior direito do blog e pronto! Peço apenas que façam o feedback do blog através de seus comentários, criticas ou apenas incentivos, Valeu gente!


Análises: Os Elementos


Bem, na seção Análises de hoje gostaria de comentar sobre algo muito importante presente no imaginário social da astrologia: OS ELEMENTOS. Nunca se soube ao certo como nossos antepassados inventaram os deuses, os ritos ou as magias. É certo que tudo parecia estar envolvido diante de nossa percepção sensorial. Os céus, os oceanos, o sol, as plantas, os animais e até a quintessência. Toda manifestação de existência no universo foi atribuído à astrologia, com intuito de cada vez mais convergir  na descrição da fenomenologia dos corpos. De forma que, constatou-se o agrupamento de quatro forças básicas da natureza que davam condições necessárias de existência, forma e conteúdo aos seres. E os elementos foram: Ar, Terra, Água e Fogo.

           O Ar (+)

Ah, mas o que era o ar na mente deste primata além de ser um imprevisível invisível. De onde vinha, que cor tinha, que razão continha? Um provérbio chinês dizia: “Tudo que respira conspira”. E é isso mesmo! O ar conspira, confabula, cria, analisa crítica. O ar conspira com o fogo à criação do universo. Ele é a razão. Ele está na pele, nos seres, nos órgãos respiratórios, no vacum! Ele é oxigênio, é condição essencial de vida. Ele acalma, ele movimenta, ele pensa, ele é cérebro, cabeça, o olho, o cosmopolitismo, a informação, a troca, ele é esperança! O ar, na Astrologia, representa os arquétipos dos seres sociais pensantes. Gêmeos comunica. Libra compreende. Aquário movimenta. Este é o ar: ativo, masculino, intelectual, abstrato, comunicativo, livre e leve!

                                                                                      

O Fogo (+)

Ai, ui, ai, ai, ai. E o Fogo? Fogo não é a condição essencial da existência, ele é a essência da vida. É o sol, o centro da terra, o calor da diversidade. Há quem diga: “A quem brinca com fogo sobrará loucura e faltará vergonha”. Entretanto, a questão para fogo não são as regras, os limites e as condições, mas a vontade, o desejo, o eu. Fogo é vontade de vida é a insustentável grandeza do ser. Fogo é a igualdade, a unidade, a diferença. Fogo é transformação, mudança, individualidade. Fogo devasta o que a terra faz, evapora a água e brinca com o ar. Fogo não permite que ousem determinar sua manifestação. O fogo, na astrologia, abarca os arquétipos dos seres sociais existenciais. É a atitude, o palco, o ator, a consciência do gozo particular. Áries começa, Leão termina, Sagitário transcende. Fogo ilumina, queima, quebra, destrói, recomeça.  Fogo é isso: é vida, é misticismo, é paixão, é candura, é felicidade, é revelação, é independência!

            
A Terra (-)

Fernando Pessoa disse uma vez:

“Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe um paladar,
E se a terra fosse uma cousa para trincar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se,
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...

Sim, assim seja venerável Terra. A Terra é a base, o chão, a matéria, a referência, a mãe. A terra dá formas, pesos, o conteúdo e os valores. Terra é a materialização do fogo e do ar. A segurança da água. Terra é dura, rígida, salgada. A terra é bela! A terra alimenta, cria, sustenta, protege. Ela é visível, palpável, é fértil, é casamento, frutos, é progredir, avançar. São as normas, o dever, o construir. Terra engloba os arquétipos dos signos materiais da vida. Touro aprimora, Virgem organiza, Capricórnio estabiliza. Sade disse uma vez: “Acaso o que é ditado só pelo espírito pode ter o mesmo calor que aquilo que é inspirado só pela alma?”. Acaso o que é ditado pelas idéias tem o mesmo valor que a carne viva, expostas? A terra é linda, robusta, viva, real, etérea!   



            Água (-)

Quantos cânticos, Quantas alegorias, Quantos rituais, Quantos provérbios, Quantos mistérios... Como descrever algo que não tem forma, mas que tem cor, aspecto, temperatura, fases?! A água poderia ser resumida num só provérbio: 'A água é o material mais flexível do mundo, aparentemente frágil é, porém, flexível a todos os golpes.” Mas, ela é á água que em pedra dura, tanto bate até que fura. Água dá, Água leva. Água não tem validade. Água penetra na terra, apaga o fogo, embate com o ar. Água é rara! O fogo e água são maus amos e bons criados. Água é sorrateira, perigosa, intrigante. Água é 70% da matéria dos mamíferos. Água tem vida. Água conduz calor, eletricidade, ventos, limpa a terra: “A Água salobra em terra seca é doce”. Água é emoção, incondicionalidade, amor, respeito, vergonha, timidez, segredos! Água domina os arquétipos dos seres emocionais. Câncer nutre, Escorpião dignifica, Peixes sacraliza. Água é dependência, memória, amor, experiência, criatividade, romance, imaginação, eternidade, sede de viver!


FIM


Os créditos das imagens são do mineiro Arthur Dicrayon (http://harthurdicrayon.com/)


Sunday, June 24, 2012

Drops: Ascendentes Descolados

Ascendente em Fogo (Áries, Leão ou Sagitário): Elegantes e Sinceros (egoístas)
Ascendente em Terra (Touro, Virgem ou Capricórnio): Práticos e Abusados (seguros)
Ascendente em Água (Câncer, Escorpião ou Peixes): Simpáticos e Chatos (adptável)
Ascendente em Ar (Gêmeos, Libra, Aquário): Descolados e Informados (afoitos)


Pra quem ta por fora, vale a pena da uma sacada:

Thursday, June 21, 2012

Drops: Atração Fatal

          Após perceber, através de anos de estudos comparados e por experiência própria, um astrólogo chega às suas conclusões sobre certas atrações fatais entre os signos em quaisquer forma de relacionamento relacionamentos. E as atrações fatais são:

Áries com Aquário ou Sagitário
Touro com Virgem
Gêmeos com Libra
Câncer com Aquário ou Touro
Leão com Capricórnio ou Escorpião
Virgem com Touro ou Áries
Libra com Virgem ou Touro
Escorpião com Capricórnio ou Touro
Sagitário com Gêmeos
Capricórnio com Leão ou Touro
Aquário com quase todos os signos, rs!
Peixes com Escorpião ou Sagitário

PRÓXIMO DROPS: Afetação Astral (Casais que não se entendem, e mesmo assim se atraem... rs!)



Organização do Blog

          Genteee, afim de melhor orientá-los durante a leitura no Blog, decidir criar marcadores ou tags subdividindo por temáticas. E as temáticas são:

  • Drops: Notícias Corriqueiras 
  • Matérias: Especiais sobre tema importante
  • Informações: Dicas sobre o que fazer
  • Análises: Debate sobre tema especifico ou estudo de caso (mapa)

Wednesday, June 20, 2012

Matéria: Os Planetas e seus significados!


            A Astrologia Clássica ou Ciência do Quadrivium – conjunto de ciências da antiguidade, ao lado do Trivium – leva em consideração a relação estabelecida (ângulos ou aspectos) entre os planetas e sua posição em seu eixo de translação – signo. O problema moderno que se tornou clássico remete às origens da formação inicial desta Arte Liberal (não no sentido político!). Que reside na subdivisão que se tornou crítica no final do período Medieval Ocidental, que é a diferença entre Astrologia Sideral e Astrologia Tropical. Mas o que é isso?

As 7 Artes Liberais eram dividas entre Trivium e Quadrivium. Esta
última compunha: a Aritmética, a Geometria, a Música e a Astrologia
 (clique nesta imagem para aumentá-la) 

            De forma básica, Astrologia Tropical dá a posição de um planeta por signo, enquanto que a Astrologia Sideral dá a posição via constelação. A Astrologia Ocidental, que tem suas origens na Mesopotâmia, fixou os equinócios e solstícios, os quatro pontos cardeais celestes, no zero dos signos ditos cardinais Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Esta fixação desvinculou os signos das constelações, porque passou a não considerar o movimento do ponto equinocial vernal, ou seja, a precessão dos equinócios, que é a lenta movimentação do eixo da terra, em forma de cone levando cerca de 26.000 anos para completar uma volta. O ponto equinocial vernal é o cruzamento do caminho aparente do Sol, eclíptica, com a linha do Equador. No dia 20 de março, em seu caminho aparente, o Sol cruza o ponto vernal passando do Hemisfério Sul para o Norte. Para a Astrologia Tropical este ponto é fixo no grau zero do signo de Áries, enquanto a Astrologia Sideral (sider. = estrela) não considera o ponto vernal como fixo, mas sim se movimentando através das estrelas, ou seja, utiliza a precessão dos equinócios.
Astrologia Sideral
Astrologia Tropical

            Não querendo aprofundar este tema – por apresentar-se complexo ao iniciante no devido estudo – queria apenas salientar que a função dada aos planetas e suas relações fornece a base do estudo da Astrologia (ocidental e clássica) atual. Esse post, portanto, tem a função de apontar as características de cada planeta e sua função no delineamento de uma Carta Natal. Ademais outros estudos que inclui na lista dos Astros os meteoros ou estrelas sem órbita, novamente a lista prossegue na linha da Astrologia considerada “clássica”; que inclui Ascendente e Meio do Céu mesmo estes sendo apenas Pontos Fictícios e não Astros propriamente; que em breve farei um post especial sobre isso. Segue abaixo:

SOL = Personalidade, Ego, Self, Individualidade, Intimidade, Orgulho, Iluminação. Os aspectos deste planeta com outros nos orientam como foi nossa relação com o pai e adianta o nosso profissionalismo ou aspirações pessoais.

LUA = Expressão Emocional, Criatividade, Humor, Magia, Ansiosidade, Imaginação. Os aspectos deste planeta com outros nos orientam sobre a nossa relação com as mães, como também nos diz respeito à infância e a criatividade.

MERCÚRIO = Intelectualidade, Comunicação, Crítica, Pensamentos, Inteligência, Superficialidade. Os aspectos deste planeta com outros revela nosso apresso às formas de expressão de intelectualidade humana; o marketing ou a hermenêutica.

VÊNUS = Relacionamentos, Bons Modos, Beleza, Luxúria, Agonia, Posses Materiais. Os aspectos deste planeta com outros nos indica o tipo de relacionamento ideal e à busca por prazeres e parceiros. Emfim, tudo sobre relacionamentos sociais, como também revela nossas posses materiais.

MARTE = Ação, Força, Foco de Energia, Conquista, Energia, Agressividade, Violência, Palco. Os aspectos deste Astro com outros revela nosso foco, o que nossa subjetividade busca, deseja, conspira e como age para conquistá-la. Revela também aspectos de nossa Sexualidade (sexo e paixões).

JÚPITER = Sorte, Abundância, Generosidade e Prepotência, Megalomania, Mania de Grandeza. Os aspectos de Júpiter com outros nos indica a possibilidade de êxito em nossos projetos, como a sorte do individuo e a ironia deste.

SATURNO = Restrição, Aprendizagem, Construção, Castração, Mantenedor. Os aspectos deste planeta com outros nos orienta para possibilidade de aprendizagem a partir das constatações negativas de cada um. Ou ele cintila o mapa da pessoa ou carboniza a depender de sua relevância e quantidade de aspectos.

URANO = Ruptura, Revolução, Mudança, Idealismo, Anarquia, Originalidade, Revolta, Confusão. Este planeta em aspectos ou em trânsito com outros nos revela nossos períodos de mudanças, nosso lado cientista ou revolucionário; o setor da vida onde sempre damos reviravoltas.

NETUNO = Inspiração, Vício, Contemplatividade, Êxtase, Ilusões, Enganos. Os aspectos deste planeta com outros distingue nosso lado nebuloso do real, nos revela pontos de ilusões ou percepções seguidas de um despertar aterrorizante. Revela nosso lado artístico e cênico.

PLUTÃO = Regeneração, Reservas, Poder, Maldade, Vingança e Profundeza. Plutão nos adverte para as reservas de poder de cada um. Pontos do mapas que revela nossa ajuda, aquela ajuda que sempre aparece em momentos difíceis. Submundo.

ASCENDENTE = Persona, Lado Social, Profissão, Função Social, Expressão Social. Este aspecto nos direciona, indica os caminhos que percorremos ao longo da vida, que tipo de pessoas aparece em nossas vidas e nos alerta para missão individual de cada um.

MEIO DO CÉU = Aspirações, Profissões, Status Social Financeiro, A riqueza de cada. Aspetos negativos ou positivos à este ponto fictício nos revela o sucesso financeiro, intelectual e material de cada um.

          Feito isto, agora creio que ficou mais inteligível para todos entenderem a construção de um mapa astral. Dada às posições (ou efemérides) dos astros, como havia dito em tópico anterior, ficará mais fácil de interpretar  o mapa. Basta localizar, as posições e interpretarem. Por exemplo:

- Marte em Aquário: A energia (marte) da pessoa se expressa (signo) de forma Original (Aquário)
- Mercúrio em Sagitário: A comunicação ou intelecto da pessoa se expressa de forma filosófica e um pouco confusa, por vezes envolta de misticismo ou religiosidade.
- Lua em Capricórnio: A expressão emocional desta pessoa é por vezes insegura e castra, mas prudente.

            E assim, pouco a pouco, a construção de significados dos mapas vai ficando pronta! Nós próximos posts aprofundarei o significado dos planetas a partir de sua representação iconográfica (símbolos), análise metateórica da função dos planetas (subdivisões), acrescentando o estudo dos meteoros ou satélites de órbita confusa. Abaixo segue a referência bibliográfica caso queira aprofundar o estudo sobre Astrologia Tropical e Sideral.
  • Livro:  Curso Básico de Astrologia - Princípios Fundamentais, de Marion D. March e Joan McEvers
  • Sites:

             


Info: Como fazer Mapa Astral?

          Após despertar tanta curiosidade através da aproximação do conceito à prática que aqui proponho, creio que muitos que aqui passaram desejariam ter suas Carta Natais (Natal Chart ou Carta Natal) interpretadas. Bem, eu estudo Astrologia já faz 8 anos e tive minha fase Astrólogo Profissional há mais ou menos 4 anos, quando dei inicio a minha vida acadêmica. O mapa que fazia tinha um custo de 150 reais, onde eu em 6 meses realizava um estudo aprofundado dos planetas, de suas posições, de seus aspectos e de seus trânsitos (ou progressões), como também dava de Brinde o estudo da Sinastria (ou mapa de relacionamentos), onde dava um total de 70 páginas. Infelizmente, por falta de tempo, pois faço dois cursos universitários, não faço mais mapas astrais. É claro que existe uma exceção ou outra, mas a regra é que realmente não tenho tempo, caso fizesse o preço dobraria e seu tempo de preparação pularia para 12 meses. Entretanto, creio que a cena Recife oferece muitas opções, em geral seu preço é caro. Afinal, o que é bom mesmo tem seu preço. Até porque o Racionalismo de nosso tempo - discussão que será levantada em outros posts - restringe está prática, sobrando poucos profissionais competentes que cobram caro por sua informação já considerada hermética e inacessível. Entretanto, existe o Astro.com, site pop que realiza um estudo astrológico a partir da psicologia junguiana que é muito boa, senão o melhor site "free" que realiza mapa astral. Até porque o calculo hoje em dia é muito mais prático devido o auxilio de softwares. Portanto, o que falta mesmo é a interpretação, pois o cálculo pode ser feito. Só tome cuidado, porque alguns destes sites realizam os cálculos tomando como base o horário de verão para todos os meses e, como bem sabemos nem todos os meses tem horário de verão, muito menos os anos e as demais regiões dos planetas - O Astro é o mais correto nessa questão do Summer Time. Portanto, fica a dica Astro.com para fazer mapa astral!
Astrodienst Banner Astrodienst Banner

Monday, June 18, 2012

Info: Solar System Scope


           Falando em Efemérides... Gente, eu achei um site incrível que permite visualizar nossa Galáxia em tempo real. É realmente tudo, tem várias funções e você pode escolher as datas e tudo mais, possui vários aplicativos também. É o Solar System Scope, mais uma do ZodyAstros. Segue abaixo o link:





Info: Sobre Efeméride e a Posição dos Astros


Dentre muitas curiosidades despertadas após se ter o primeiro contato com a Astrologia está o posicionamento dos Astros. Aqui vai uma dica importante para quem deseja saber das energias que conspiram todos os dias. Ao lado do blog no canto direito superior da página (como na figura abaixo) existe uma caixa que diariamente sinalizam os ângulos, da as coordenadas das posições dos planetas e é um programa que está sempre atualizado. E essa tabela recebe um nome: EFEMÉRIDE; e está palavra, que se origina de efêmero, é relativo ao que é cotidiano, aos acontecimentos tidos como importante ou relativo a ciclos. Em breve, publicarei algo referente aos planetas e seus significados para que associando aos signos vocês compreendam a magia de cada dia.

Drops: Arquetipologia dos Signos

                Ta chegando o São João e as fogueiras juninas vão aquecendo as festas, as ruas e o povo ficando burninggggg literalmente. Ai vai uma dica na hora do lance, conforme listagem abaixo, descubra que tipo de bof ou  gata magia você prefere. Boas Festas!

Áries

Começo, Emissão, Origem, Empreendedorismo, Mediúnico, Raiva Passageira, Briguento, Fala e agi sem Pensar, Sempre pensa depois, Impulsivo, Mão Aberta, Honesto, Líder, Individualista!

No sexo é brusco e rápido. No amor não tem muita paciência para quem não corresponde às suas investidas precipitadas. Drama? Só o dele!

Touro

Aprimoramento, Posses, Desenrolado, Trabalhador, Agressivo, Cínico, Opiniões rígidas, Materialista, Beleza carnal, Apaixonado, Sensual, Cafajeste, Age conforme as circunstâncias, Produtivo, Receptivo. Não teme!

No sexo é forte, sensual e consegue passar horas. Nos relacionamentos íntimos torna-se agressivo com o tempo, dada a sua sensibilidade emocional com parceiros.

Gêmeos

Comunicação, Músico, Intelectual, Paloso, “Sempre está certo”, A culpa é dos outros, Superficial, Rápido, Agilidade, Cria categorias, Charlatão, Comerciante, Atleta, Galanteador, Mulherengo, Espírito Alegre, Bagunceiro, Fanfarrão, Amigo, Abraço, Circulador!

Não são muitos sexuais, mas sabem fazer, atuam melhor num romance. Tem musas e moços!

Câncer

Sensibilidade, Poeta, Punk, Gótico, Morte, Noite, Família, Terra Natal, Criatividade, Expressão Artística, Modelo, Maternal, Conselheiro, Reservado, Falso, Inteligente, Casamento, Filhos, Alcoolismo, Bucólico, Servidor Público, Memória incrível.

Sua sensibilidade aflorada na intimidade é uma catarata de êxtase. Muito tímido precisa estar seguro na hora da entrega. Surpreende!

Leão

Brilho, Cênico, Dramático, Expositor, Ator, Cantor, Sabe lidar com as palavras, Criativo, Romântico, Egocêntrico, Narcisista, Generoso, Bom humor, Bom em tudo, Centralização, Valorização do que é sagrado. Valor.

Muito, muito romântico, quer namorar no primeiro encontro. Seu sexo é bom pra quem não tem pressa de prazer, pois adora falar no sexo, criar e romancear cada momento.

Virgem

Simplicidade, Dissolvência, Prático, Analítico, Crítico, Perspicaz, Diligente, Arrogante, Cético, Cirurgião, Perfeccionista, Adoraaaa se fazer de coitadinho, Frio, Seco, Detalhista, Preconceituoso, Frígido, Amigo fiel, Hippie, Execução, Informado, Respeito!

Dizer que são danadinhos já basta, né? Pervertidos!

Libra

Justiça, Elegante, Diplomático, Mil caras, Intelectualidade Estética, Artes Plásticas, Chik, Vênus, Beleza, Refinamento, Preguiçoso, Teatral, Amigáveis, Educado, Falta de Impulso, Relacionamentos!

No sexo são elegantes demais, mas nem por isso muito refinado. Está ai uma pessoa burning de verdade. Vive em função dos relacionamentos sociais. 

Escorpião

Alquimia, Magnetismo, Mistério, Sexual, Promíscuo, Mordaz, Poder, Forças Armadas, Espiritismo, Paixão, Intensidade, Sensível, Psicologia, Profundidade, Leal, Discreto, Investigador, Política, Difícil, Regenerativo, Ressureição!

Nem comento, é demaisss!

Sagitário

Conquistador, Acadêmico, Filosofia, Exagerado, Atrapalhado, Inquieto, Boêmio, Confuso, Místico, Religiosidade, Otimista, Fé, Engraçado, Autoritário, Sábio, Apaixonado, Pouca sensibilidade alheia, Aventureiro, Firme, Ágil, Pau pra toda obra, Amigos, Elevação, Independente!

Seu sexo é ao ar livre, adoro experimentar o Kama Sutra. No amor é difícil encontrar seu “par perfeito”, mas quando encontra é melhor sair de perto, porque vai rolar é confusão!

Capricórnio

Prudente, Autodidata, Ambicioso, Tímido, Inseguro, Líder, Pai, Castro, o Certinho da mamãe, Cocota, Frígido, Determinação, Concretização, Execução, Olhar fixo, Objetivo, Casamento,  Totalidade!

Esse aqui parece que tudo é difícil, mas tudo é tempo, ele é o Senhor do Tempo, Cronos. Devagar é mais gostoso, rs!

Aquário

Original, Igualdade, Irreverência, Inventor, Solitário, Corporações, Grandes Mudanças, A frente de tudo, Tudo é da Lei, Naturalista, Transformação, Revolução, Astrólogo, Idealista, Pensamentos, Conceitual!

Sexo exótico!

Peixes

Anjo, Demônio, Velho, Camaleônico, Sábio, Sensitivo, Sonhador, Autotransformação, Rebelde, Agressivo, Subinconsciente, Notívago, Drogas, Prostituição, Desapego material, Metafísico, Energia do Universo, Espiritualidade, Perturbação, Compreensão, Pintura, Ciência, Ajuda!

Sexo receptivo, adaptável!



Escrito por: Bruno Mesquita
Com Colaboração de: Hugo Rogério Barros

Friday, June 15, 2012

Matéria: O que é signo?


Sendo este o primeiro post do blog decidir começar comentando sobre um fato muito comum que levam as pessoas a confundirem em muito a proposta dos estudos dos astros. Afinal de contas: O que é um signo? Ademais qualquer discussão epistemológica do termo que venha a ser fomentada - que inclui desde os estudos de semiótica até os estudos comportamentais da psicologia cognitiva -, signo, na astrologia, de forma muito prática, representa um determinado espaço percorrido pelo planeta, ao redor do sol, no eixo de sua eclíptica (do famoso movimento de translação).


 Nossos antigos ancestrais – não tanto assim – em sua longa jornada no curso de sua percepção sensorial chegaram à conclusão de que a nossa querida Gaia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaia_(mitologia)), não era um fato isolado na imensidão dos fenômenos. Entenderam que para além de nossa materialidade constante coexistia um sistema de corpos maiores que interagiam entre si – não necessariamente colocados à ordem do pensamento imediatista humano. O sol, a lua, os deuses era realmente incrível a percepção das forças, da causalidade dos eventos naturais e a imaginação humana soube muito bem aproveitar isso.


Parece lógico, portanto, pensar que a Lua, o maior dos corpos celestes visíveis, atraiu muita atenção desde o início, não só pelos efeitos lunares mais óbvios, mais também como o das marés e do ciclo menstrual. Depois, percebeu-se que dentre as estrelas fixas – que pareciam movimentar-se à volta da Terra, mas que permaneciam estacionárias umas em relação às outras – cinco estrelas (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) enganadoras vagueavam num movimento que a princípio deve ter parecido ilógico. Algumas se moviam devagar pelo céu (planetas exteriores: de marte à plutão), outras pareciam precipitar-se como setas entre elas, cada uma rodando à volta da Terra na mesma direção das estrelas fixas, mas confinadas numa faixa estreita – a eclíptica – que “girava à volta da Terra”. Gradualmente os astrólogos dividiram a eclíptica em 12 seções, batizando-as cada uma com o nome das estrelas fixas que situava “atrás” delas e a partir da constatação de que a posição destes astros refletia aqui na Terra, surgindo o famoso ditado astrológico: “Todo peso do céu faz pressão no horizonte”; ou seja, todo acontecimento celeste teria consequências na terra. Começamos a plantar conforme o período onde a terra está; apreendeu-se o momento certo da pesca até criarem o calendário com seus dias, meses e anos atentando para necessidade cívica de descrever um conjunto particular de eventos planejados. Criando a unidade dia – intervalos do nascer do sol. Nascia a contagem do tempo, e PASMEM! Ele nasceu do sexo masculino. Por quê?   




Porque tendo definido o Sol como centro do Universo posteriormente, o Sol, como veremos mais a frente comporta o arquétipo da masculinidade, haja vista que a Lua é referência de feminilidade por corresponder em parte ao ciclo menstrual da mulher, e, também, por ser uma referencia noturna (a noite inválida, a mulher obscura trancada por seus maridos medievos...) foi preferível colocar a referencia do calendário ao Sol às 13 lunações de 29 dias da Lua (o que regularia o ciclo menstrual da mulher, no caso elas sempre iriam menstruar sempre no mesmo dia todo mês), subtraindo o auxilio do tempo nos processos de fertilização e cuidados femininos. Entretanto, povos nômades e certos países orientais ainda utilizam o calendário lunar, como o Calendário Islâmico dos mulçumanos. Mas caso tivesse sido adotado a Lua como demarcador do tempo, o que seriam de todos ao chegarem ao trabalho ou à faculdade e encontrarem um grande grupo de mulheres de TPM num só dia??? Rs.


Portanto, tomem muito cuidado ao sair por ai comentando sobre signos, caso apareça um astrólogo chato por ai corrigindo, pois, o signo que muitos horóscopos diários insistem em deturpar é na verdade um espaço de referencia dado ao movimento irresistível dos planetas por uma lógica de demarcação do tempo, que paulatinamente foi associado às características das ações e emoções humanas. Como a Terra tem seu tempo associado ao Sol, o “signo” dos periódicos na verdade se trata do Signo Solar onde, além do Sol, existem outros planetas que cofiguram a análise e promovem o autoconhecimento que a Astrologia visa.
Como visto, o zodíaco foi criado como um instrumento de medida do tempo; não se sabe ao certo como foi envolvido na formulação de arquétipos de nossa personalidade ou nas tentativas de previsão do futuro (astromancia), contudo o primeiro horóscopo pessoal conhecido foi desenhado em 410 a.C., e o zodíaco certamente existia em 500 a.C. Existem provas de que o zodíaco “moderno” já existia muito antes do nascimento de Cristo. Quando Platão escreveu sobre astrologia em 365 a.C., os signos eram regidos por deuses e deusas e estavam ligados à mitologia da babilônia, do Egito e da Assíria e interpretações muito fortemente com mitos, já que estes conceitos criaram um “background” em relação ao comportamento e motivações humanos. Portanto, fica claro que os signos são apenas um pequeno e importante detalhe diante da imensidão artística dos estudos dos astros, pois, ainda existem os Planetas e os Aspectos (ângulos entre planetas) que dão pontos aos “is” no bojo do imaginário astrológico que aqui proponho discutir.
 Está matéria chegou ao fim e espero que tenham gostado, também aguardo dúvidas, comentários e críticas. O Próximo artigo versará sobre a desmistificação da Astrologia e dos significados corriqueiros a ela associada como a Astronomia e à Astromancia. Bom Final de Semana!




BIBLIOGRAFIA
·         Manual Completo de Astrologia de Julia e Derek Parker da Editora Civilização, 2005.
·         História da Astrologia de Kocku Von Stuckrad da Editora Globo, 2000.
·         História da Astrologia de Serge Huntin da Editora Edições 70 – Brasil, 1973.





Saturday, June 9, 2012

Abertura

     Após anos de estudos, debates, ligações imprevistas durante a madruga e pela força de alguns amigos que acompanharam minha jornada, desde minha descoberta incrível, que são os astros, decidir criar este blog. Para quem não me conhece meu nome é Bruno Mesquita, sou estudante de Ciências Sociais e Relações Internacionais, tenho 22 anos, com signo solar em sagitário, ascendente em sagitário e lua em aquário. Para quem aqui chegou e não me conhece, gostaria de salientar o motivo do nome dado ao blog, que por sinal,  além de evitar as ligações imprevistas na madrugada sobre onde a lua está no dia em que me ligam, pretendo promover um fórum de discussão sobre Astrologia a partir deste. Bem, de onde veio o nome Zody? Zody foi uma derivação de um apelido carinhoso que adquiri ao longo de minhas conversas sobre os astros com amigos à noite na cena Recife. E, portanto, escolhido este emblema, convoco a todos presentes à parlar a respeito de uma das mais importantes categorias das artes liberais (http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_liberais) da história da intelectualidade humana: a Astrologia Clássica (do Trivium)! Portanto qualquer dúvida de vocês, qualquer curiosidade aqui colocada poderá se tornar um post, então não percam tempo, mandem suas dúvidas e sugestões!!!