Monday, June 25, 2012

Análises: Os Elementos


Bem, na seção Análises de hoje gostaria de comentar sobre algo muito importante presente no imaginário social da astrologia: OS ELEMENTOS. Nunca se soube ao certo como nossos antepassados inventaram os deuses, os ritos ou as magias. É certo que tudo parecia estar envolvido diante de nossa percepção sensorial. Os céus, os oceanos, o sol, as plantas, os animais e até a quintessência. Toda manifestação de existência no universo foi atribuído à astrologia, com intuito de cada vez mais convergir  na descrição da fenomenologia dos corpos. De forma que, constatou-se o agrupamento de quatro forças básicas da natureza que davam condições necessárias de existência, forma e conteúdo aos seres. E os elementos foram: Ar, Terra, Água e Fogo.

           O Ar (+)

Ah, mas o que era o ar na mente deste primata além de ser um imprevisível invisível. De onde vinha, que cor tinha, que razão continha? Um provérbio chinês dizia: “Tudo que respira conspira”. E é isso mesmo! O ar conspira, confabula, cria, analisa crítica. O ar conspira com o fogo à criação do universo. Ele é a razão. Ele está na pele, nos seres, nos órgãos respiratórios, no vacum! Ele é oxigênio, é condição essencial de vida. Ele acalma, ele movimenta, ele pensa, ele é cérebro, cabeça, o olho, o cosmopolitismo, a informação, a troca, ele é esperança! O ar, na Astrologia, representa os arquétipos dos seres sociais pensantes. Gêmeos comunica. Libra compreende. Aquário movimenta. Este é o ar: ativo, masculino, intelectual, abstrato, comunicativo, livre e leve!

                                                                                      

O Fogo (+)

Ai, ui, ai, ai, ai. E o Fogo? Fogo não é a condição essencial da existência, ele é a essência da vida. É o sol, o centro da terra, o calor da diversidade. Há quem diga: “A quem brinca com fogo sobrará loucura e faltará vergonha”. Entretanto, a questão para fogo não são as regras, os limites e as condições, mas a vontade, o desejo, o eu. Fogo é vontade de vida é a insustentável grandeza do ser. Fogo é a igualdade, a unidade, a diferença. Fogo é transformação, mudança, individualidade. Fogo devasta o que a terra faz, evapora a água e brinca com o ar. Fogo não permite que ousem determinar sua manifestação. O fogo, na astrologia, abarca os arquétipos dos seres sociais existenciais. É a atitude, o palco, o ator, a consciência do gozo particular. Áries começa, Leão termina, Sagitário transcende. Fogo ilumina, queima, quebra, destrói, recomeça.  Fogo é isso: é vida, é misticismo, é paixão, é candura, é felicidade, é revelação, é independência!

            
A Terra (-)

Fernando Pessoa disse uma vez:

“Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe um paladar,
E se a terra fosse uma cousa para trincar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se,
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...

O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...

Sim, assim seja venerável Terra. A Terra é a base, o chão, a matéria, a referência, a mãe. A terra dá formas, pesos, o conteúdo e os valores. Terra é a materialização do fogo e do ar. A segurança da água. Terra é dura, rígida, salgada. A terra é bela! A terra alimenta, cria, sustenta, protege. Ela é visível, palpável, é fértil, é casamento, frutos, é progredir, avançar. São as normas, o dever, o construir. Terra engloba os arquétipos dos signos materiais da vida. Touro aprimora, Virgem organiza, Capricórnio estabiliza. Sade disse uma vez: “Acaso o que é ditado só pelo espírito pode ter o mesmo calor que aquilo que é inspirado só pela alma?”. Acaso o que é ditado pelas idéias tem o mesmo valor que a carne viva, expostas? A terra é linda, robusta, viva, real, etérea!   



            Água (-)

Quantos cânticos, Quantas alegorias, Quantos rituais, Quantos provérbios, Quantos mistérios... Como descrever algo que não tem forma, mas que tem cor, aspecto, temperatura, fases?! A água poderia ser resumida num só provérbio: 'A água é o material mais flexível do mundo, aparentemente frágil é, porém, flexível a todos os golpes.” Mas, ela é á água que em pedra dura, tanto bate até que fura. Água dá, Água leva. Água não tem validade. Água penetra na terra, apaga o fogo, embate com o ar. Água é rara! O fogo e água são maus amos e bons criados. Água é sorrateira, perigosa, intrigante. Água é 70% da matéria dos mamíferos. Água tem vida. Água conduz calor, eletricidade, ventos, limpa a terra: “A Água salobra em terra seca é doce”. Água é emoção, incondicionalidade, amor, respeito, vergonha, timidez, segredos! Água domina os arquétipos dos seres emocionais. Câncer nutre, Escorpião dignifica, Peixes sacraliza. Água é dependência, memória, amor, experiência, criatividade, romance, imaginação, eternidade, sede de viver!


FIM


Os créditos das imagens são do mineiro Arthur Dicrayon (http://harthurdicrayon.com/)


No comments:

Post a Comment