Bem, na seção
Análises de hoje gostaria de comentar sobre algo muito importante presente no
imaginário social da astrologia: OS ELEMENTOS. Nunca se soube ao certo como
nossos antepassados inventaram os deuses, os ritos ou as magias. É certo que
tudo parecia estar envolvido diante de nossa percepção sensorial. Os céus, os
oceanos, o sol, as plantas, os animais e até a quintessência. Toda manifestação
de existência no universo foi atribuído à astrologia, com intuito de
cada vez mais convergir na descrição da fenomenologia dos corpos. De forma que,
constatou-se o agrupamento de quatro forças básicas da natureza que davam condições
necessárias de existência, forma e conteúdo aos seres. E os elementos foram:
Ar, Terra, Água e Fogo.
O Ar (+)
Ah, mas o que era
o ar na mente deste primata além de
ser um imprevisível invisível. De onde vinha, que cor tinha, que razão
continha? Um provérbio chinês dizia: “Tudo que respira conspira”. E é isso
mesmo! O ar conspira, confabula, cria, analisa crítica. O ar conspira com o
fogo à criação do universo. Ele é a razão. Ele está na pele, nos seres, nos órgãos
respiratórios, no vacum! Ele é oxigênio, é condição essencial de vida. Ele
acalma, ele movimenta, ele pensa, ele é cérebro, cabeça, o olho, o
cosmopolitismo, a informação, a troca, ele é esperança! O ar, na Astrologia, representa
os arquétipos dos seres sociais pensantes. Gêmeos comunica. Libra compreende.
Aquário movimenta. Este é o ar: ativo, masculino, intelectual, abstrato,
comunicativo, livre e leve!
O Fogo (+)
Ai, ui, ai, ai,
ai. E o Fogo? Fogo não é a condição essencial da existência, ele é a essência da vida. É o sol, o centro da
terra, o calor da diversidade. Há quem diga: “A quem brinca com fogo sobrará
loucura e faltará vergonha”. Entretanto, a questão para fogo não são as regras,
os limites e as condições, mas a vontade, o desejo, o eu. Fogo é vontade de
vida é a insustentável grandeza do ser. Fogo é a igualdade, a unidade, a diferença.
Fogo é transformação, mudança, individualidade. Fogo devasta o que a terra faz,
evapora a água e brinca com o ar. Fogo não permite que ousem determinar sua manifestação.
O fogo, na astrologia, abarca os arquétipos dos seres sociais existenciais. É a
atitude, o palco, o ator, a consciência do gozo particular. Áries começa, Leão
termina, Sagitário transcende. Fogo ilumina, queima, quebra, destrói, recomeça.
Fogo é isso: é vida, é misticismo, é paixão,
é candura, é felicidade, é revelação, é independência!
A Terra (-)
Fernando Pessoa disse uma vez:
“Se eu
pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe um paladar,
E se a terra fosse uma cousa para trincar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se,
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...”
E sentir-lhe um paladar,
E se a terra fosse uma cousa para trincar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se,
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...”
Sim, assim seja
venerável Terra. A Terra é a base, o chão, a matéria, a referência, a mãe. A
terra dá formas, pesos, o conteúdo e os valores. Terra é a materialização do
fogo e do ar. A segurança da água. Terra é dura, rígida, salgada. A terra é
bela! A terra alimenta, cria, sustenta, protege. Ela é visível, palpável, é fértil,
é casamento, frutos, é progredir, avançar. São as normas, o dever, o construir.
Terra engloba os arquétipos dos signos materiais da vida. Touro aprimora,
Virgem organiza, Capricórnio estabiliza. Sade disse uma vez: “Acaso o que é
ditado só pelo espírito pode ter o mesmo calor que aquilo que é inspirado só
pela alma?”. Acaso o que é ditado pelas idéias tem o mesmo valor que a carne
viva, expostas? A terra é linda, robusta, viva, real, etérea!
Água (-)
Quantos cânticos,
Quantas alegorias, Quantos rituais, Quantos provérbios, Quantos mistérios...
Como descrever algo que não tem forma, mas que tem cor, aspecto, temperatura, fases?!
A água poderia ser resumida num só provérbio: “'A água é o
material mais flexível do mundo, aparentemente frágil é, porém, flexível a
todos os golpes.” Mas, ela é á água que em pedra dura, tanto bate até que fura.
Água dá, Água leva. Água não tem validade. Água penetra na terra, apaga o fogo,
embate com o ar. Água é rara! O fogo e água são maus amos e bons criados. Água
é sorrateira, perigosa, intrigante. Água é 70% da matéria dos mamíferos. Água
tem vida. Água conduz calor, eletricidade, ventos, limpa a terra: “A Água
salobra em terra seca é doce”. Água é emoção, incondicionalidade, amor,
respeito, vergonha, timidez, segredos! Água domina os arquétipos dos seres
emocionais. Câncer nutre, Escorpião dignifica, Peixes sacraliza. Água é
dependência, memória, amor, experiência, criatividade, romance, imaginação, eternidade, sede
de viver!
FIM
Os créditos das imagens são do mineiro Arthur Dicrayon (http://harthurdicrayon.com/)




No comments:
Post a Comment