Antes de
começar a sessão Ciclos eu decidi esclarecer um fato que poderia comprometer a
proposta do novo tag. A Astrologia como devem ter percebido comporta os
estudos dos ciclos dos planetas, narrando, a partir da descrição de um espaço
percorrido em um determinado período no tempo, a interpretação da inter-relação
do movimento irresistível dos planetas ao longo do tempo. Portanto, cabe a
Astrologia decifrar o que esta relação poderá acarretar nas estruturas
psíquicas, sociais e fisiológicas dos compostos inorgânicos e seres vivos. Originalmente, a Astrologia era dividida em quatro partes: Natural ou Física (ação dos planetas sobre marés, clima, atmosfera e as estações), Mundana ou Judicial (astrologia das nações, de sua economia e de seus ciclos políticas), Natal (astrologia dos indivíduos e de seus mapas de nascimento) e Horário (o estudo de uma determinada questão que ocorre num determinado lugar e num determinado momento).
 |
| Universe |
Entretanto,
como o discurso da modernidade desencadeou a supervalorização dos processos
dedutivos da racionalidade positivista a Astrologia, paulatinamente, tornou-se
parte de um contexto histórico que promovia a secularização, ou melhor, o
laicismo da espiritualidade humana. Passamos a compreender o Universo, a vida
por um compasso, uma régua, uma escala ou estatística. Nascia a Astronomia, o
estudo da medida dos astros (Astronomia = Mia = Metria =
Medida). O estudo dos Astros reduziu simplesmente a uma categorização dos
fenômenos misteriosos dos corpos celestes.
 |
| Auguste Comte, filósofo positivista. |
 |
| Empiria, uma das características do Racionalismo. |
Todavia, a mística sempre foi uma constante
nas sensações humanas e a Astrologia passou a ser encarada como um Oráculo e
desta forma servido de suporte aos milhares de supersticiosos e materialistas
que acreditam que a origem do universo foi um fato isolado e que existiu com a
única intenção de justificar como aplicar seu
dinheiro na bolsa
de valores. Esta parte,
conquanto, pertence à Astromancia que seria a arte de adivinhação através dos
Astros. Assim sendo, não concerne à Astrologia a adivinhação dos fatos
pessoais. Apenas tentar compreender um período de tempo que se vive a partir da
ótica pessoal de nossas percepções. Espero ter esclarecido este importante fato!
 |
| Ptolomeu, pai da Astrologia Natal (ou genética). |
No comments:
Post a Comment