Friday, July 6, 2012

Astromancia, Astrologia ou Astronomia

Antes de começar a sessão Ciclos eu decidi esclarecer um fato que poderia comprometer a proposta do novo tag. A Astrologia como devem ter percebido comporta os estudos dos ciclos dos planetas, narrando, a partir da descrição de um espaço percorrido em um determinado período no tempo, a interpretação da inter-relação do movimento irresistível dos planetas ao longo do tempo. Portanto, cabe a Astrologia decifrar o que esta relação poderá acarretar nas estruturas psíquicas, sociais e fisiológicas dos compostos inorgânicos e seres vivos. Originalmente, a Astrologia era dividida em quatro partes: Natural ou Física (ação dos planetas sobre marés, clima, atmosfera e as estações), Mundana ou Judicial (astrologia das nações, de sua economia e de seus ciclos políticas), Natal (astrologia dos indivíduos e de seus mapas de nascimento) e Horário (o estudo de uma determinada questão que ocorre num determinado lugar e num determinado momento).  

Universe

Entretanto, como o discurso da modernidade desencadeou a supervalorização dos processos dedutivos da racionalidade positivista a Astrologia, paulatinamente, tornou-se parte de um contexto histórico que promovia a secularização, ou melhor, o laicismo da espiritualidade humana. Passamos a compreender o Universo, a vida por um compasso, uma régua, uma escala ou estatística. Nascia a Astronomia, o estudo da medida dos astros (Astronomia = Mia = Metria = Medida). O estudo dos Astros reduziu simplesmente a uma categorização dos fenômenos misteriosos dos corpos celestes.

Auguste Comte, filósofo positivista.
Empiria, uma das características do Racionalismo. 

 Todavia, a mística sempre foi uma constante nas sensações humanas e a Astrologia passou a ser encarada como um Oráculo e desta forma servido de suporte aos milhares de supersticiosos e materialistas que acreditam que a origem do universo foi um fato isolado e que existiu com a única intenção de justificar como aplicar seu dinheiro na bolsa de valores. Esta parte, conquanto, pertence à Astromancia que seria a arte de adivinhação através dos Astros. Assim sendo, não concerne à Astrologia a adivinhação dos fatos pessoais. Apenas tentar compreender um período de tempo que se vive a partir da ótica pessoal de nossas percepções. Espero ter esclarecido este importante fato!

Ptolomeu, pai da Astrologia Natal (ou genética).


No comments:

Post a Comment